Com a abundância de dados produzidos hoje, muitas empresas têm mudado o eixo de tomada de decisões, apostando na cultura data-driven. Essa cultura consiste na gestão orientada por dados, ou seja, os processos e métricas da empresa são definidos de acordo com dados reais, fugindo da estratégia tradicional e analógica, em que as decisões são embasadas apenas em intuição ou experiência do gestor. Devido ao sucesso da cultura data-driven, a estratégia passou a ser segmentada por setores específicos.
Um desses setores é o marketing, que adaptou a estratégia que passou a ser conhecida como data-driven marketing. Nessa estratégia, as campanhas e decisões passaram a ser estabelecidas a partir de dados, internos ou externos, analisados pela empresa, que transforma os insights obtidos em decisões acionáveis.
Neste post, vamos entender como a adoção do data-driven marketing está mudando o patamar do setor. Confira!
Facilita a segmentação dos consumidores
Várias empresas estão adotando o data-driven marketing para refinar a segmentação de seu público. Ao trabalhar com os dados certos, as marcas passam a saber exatamente para quem as suas campanhas estão sendo direcionadas, aumentando as chances de conversão.
Além disso, fica mais fácil saber as preferências desse público, em qual canal de comunicação encontrá-lo e o melhor horário para a interação. Isso colabora para que a empresa concentre os seus esforços nos leads qualificados, utilizando os meios corretos e no momento mais efetivo.
Possibilita a produção de conteúdos relevantes
O conteúdo relevante é uma das principais ferramentas do marketing de atração e com a concorrência cada vez maior, quanto maior for a personalização desses conteúdos, de acordo com a persona e seus interesses, maiores serão as possibilidades de engajamento.
Como a estratégia data-driven tem os dados como ponto de partida para as tomadas de decisão, facilita a identificação do que é relevante para o seu público-alvo. Com a utilização de uma boa plataforma de automação de marketing, do Google Analytics e com o monitoramento das redes sociais, é possível criar uma boa estratégia de produção de conteúdos.
Permite a realização de testes A/B
Uma das maneiras mais eficientes de identificar os resultados de uma estratégia de marketing é com a realização dos testes A/B. Com eles, é possível refinar os conteúdos com a utilização de dois testes, mudando sempre apenas uma variável, para avaliar qual entregou o melhor resultado.
É uma excelente maneira de reduzir tempo e os custos com estratégias ineficientes, e potencializar as que realmente dão resultados, em um processo de melhoria contínua. Com a estratégia data-driven marketing, os resultados se tornam mais precisos, pois o profissional deixa de fazer suposições e passa a trabalhar com base em números sólidos — o que resulta na redução dos erros.
Otimiza a experiência do cliente
Toda estratégia de marketing é feita para atrair pessoas, que a princípio são leads e depois se transformam em clientes. O data-driven marketing também pode ser utilizado para otimizar a experiência desse cliente.
Quando o profissional de marketing identifica que há uma taxa de rejeição muito alta ou uma baixa conversão em um determinado ponto da campanha, ele pode usar os dados para avaliar os motivos, para que as alterações priorizem a otimização da experiência do cliente. Se bem-feita, essa iniciativa pode ter um impacto significativo na retenção e no crescimento.
Como vimos, o data-driven marketing não é mais uma tendência, é uma necessidade para as empresas que querem se manter competitivas em um mercado cada vez mais disputado. Com o volume e velocidade em que os dados são produzidos, o refinamento da gestão tende a ser cada vez maior, desde que o profissional esteja preparado e com as ferramentas certas.
Gostou do post? Então, continue conosco e confira os 8 passos a serem tomados para implementar a transformação digital em sua empresa.