BlackBerry Cylance vs antivírus tradicionais: entenda a diferença!

Segurança Digital

Quando as empresas precisam proteger os seus equipamentos e a rede corporativa, é comum que elas optem pelos antivírus mais conhecidos do mercado. “Se é famoso, deve ser bom”, podem pensar os gestores. Isso quando não escolhem uma alternativa ainda pior: programas gratuitos.

Neste post, falaremos sobre BlackBerry Cylance e a sua solução digital. Você entenderá como esse programa é superior aos antivírus tradicionais. Com a utilização de tecnologias avançadas, a segurança de dados dentro da sua TI estará bem mais reforçada. Confira!

O que é a BlackBerry Cylance?

Você já deve ter ouvido falar ou leu sobre a BlackBerry — afinal, a empresa fabricava smartphones de alto nível até bem recentemente. Mirando novos desafios, a empresa decidiu investir em outro ramo: a cybersegurança.

Para provar o seu comprometimento, a BlackBerry chegou até mesmo a adquirir uma empresa conhecida como Cylance, pelo valor de US$ 1,4 bilhão. Com esse passo, ela se tornou definitivamente uma referência em soluções digitais dedicadas à cybersegurança.

Um dos produtos mais bem acabados dessa fusão foi um antivírus conhecido como CylancePROTECT. Você pode até pensar: trata-se de mais uma opção, em meio a tantas outras, certo? Nada mais longe da verdade. Isso porque a BlackBerry não se contentou em apenas entregar uma solução óbvia.

Desse modo, o CylancePROTECT se destaca pela sua utilização avançada de Inteligência Artificial e machine learning (também conhecida como aprendizado de máquina). Essa solução é capaz de controlar aplicativos e scripts, proteger a memória e mapear ataques digitais para assimilar o comportamento das ameaças.

Quais são as vantagens do CylancePROTECT?

Os motivos para escolher a solução da BlackBerry não faltam. Ele oferece diversos benefícios para os clientes que estão buscando proteção reforçada contra malwares, mas também uma proteção abrangente contra ataques virtuais em geral.

Um dos seus principais diferenciais são os seus recursos robustos em EDR (Endpoint Detection and Response, ou detecção e resposta no endpoint). Outro ponto importante é que ele conta com um único controle de gestão, o que ajuda a centralizar o trabalho e facilita a visualização do sistema como um todo.

O CylancePROTECT também consegue prevenir, com consistência, a execução não só de malwares, mas também de payloads desconhecidos, uma outra espécie de código malicioso destinado a conceder acesso a pessoas de fora da empresa.

Aprovado pela Microsoft, ele oferece uma facilidade de implementação global, por meio de GPO, scripts de login ou pacotes de gestão de software. Como se não bastasse, ele automatiza as ações de resposta sem a necessidade de intervenção humana.

Seu sistema de atualizações é preciso, isso porque a necessidade de updates é rara. Ele não exige reinicialização de estações de trabalho ou servidores e ainda reduz o uso de banda de rede, uso agregado de CPU e de memória.

Como ele se diferencia dos outros antivírus?

Os antivírus tradicionais, embora ainda sejam comercializados em grande escala, têm algumas fraquezas que muitas pessoas não conhecem. Primeiro, eles dependem de arquivos de assinaturas e requerem atualizações diárias para operar.

Assim, quando os usuários se esquecem desse cronograma de atualizações, o sistema fica vulnerável. Além disso, o impacto no desempenho do endpoint é altíssimo. Isso ocasiona um número maior de tíquetes de suporte e prejudica a produtividade das pessoas que usam os dispositivos.

Outro ponto fraco dessas soluções é que a proteção offline é bastante limitada, já que o antivírus depende de recursos de proteção baseados na computação em nuvem — isto é, necessitam de conexão à internet. Por fim, as opções tradicionais não estão tão bem equipadas para lidar com os temidos malwares.

Isso se explica pelo fato de que essas ameaças estão cada vez mais evoluídas e perigosas. Agora, os cibercriminosos conseguem validar novas amostras usando sites para testar a detecção. Caso isso ocorra, os hackers conseguem modificar o código e tentam novamente até que o malware ultrapasse as defesas dos antivírus comuns.

CylancePROTECT

Já a solução da BlackBerry Cylance utiliza uma abordagem totalmente diferente, se adaptando às novas exigências. Essa solução aposta no uso de inteligência artificial e machine learning para impedir que os códigos maliciosos sejam executados na rede.

Assim, em vez de um processo simples, baseado em passos engessados, como é o caso dos antivírus tradicionais, o algoritmo do CylancePROTECT se diferencia por ser uma rede neutral profunda. Trata-se de um sistema complexo, que consegue adotar comportamentos de acordo com as exigências.

Desse modo, podemos dizer que ele aprende do passado (mapeando as ameaças para entender as suas características) para inferir o futuro.

Utilização de machine learning

Hoje, o uso do termo “machine learning” é tão comum que parece que todas as empresas dominam essa tecnologia. Contudo, é interessante diferenciar o nível de utilização, até mesmo para explicar como o Cylance VS opera.

Quando os desenvolvedores do Cylance afirmam que utilizam o machine learning para detecção e prevenção contra a operação de arquivos maliciosos, eles se referem a uma aplicação profunda da tecnologia. Isso porque essa ferramenta é utilizada exclusivamente para a prevenção de ameaças de malware.

Assim, é possível encontrar fornecedores que empregam a tecnologia — mas não com o aprofundamento do Cylance. O departamento de machine learning da empresa foi especificamente treinado para tomar decisões em milissegundos, levando em conta cada endpoint.

Isso proporciona que as empresas eliminem rotinas demoradas de prevenção e detecção, tão comuns quando eles optam por antivírus tradicionais.

Como pudemos ver no artigo, o CylancePROTECT é a melhor solução do mercado para garantir a segurança de dados. Com ele, será possível se blindar contra tentativas de invasão, acesso por parte de pessoas de fora da empresa e ainda garantir toda a vigilância possível ao seu endpoint.

O CylancePROTECT é um exemplo perfeito da utilização de inteligência artificial e machine learning, dois ramos da tecnologia que trazem modernização e proteção diferenciadas para as empresas. Por meio dessas tecnologias, ele consegue interpretar os ataques e garantir a segurança de dados que o seu negócio necessita.

Gostou do artigo e se interessou pela possibilidade de contar com a solução da Blackberry Cylance? Então, entre em contato conosco para saber como!