Grupo Martins adota Wi-Fi Aruba e atinge cobertura completa em seus centros de distribuição.

 

O Grupo Martins é uma das maiores distribuidoras atacadistas do Brasil, com atuação em todo o território nacional. Atende mais de 350 mil clientes e realiza cerca de 3,5 milhões de entregas por mês. Possui um portfólio com mais de 130 mil produtos e mantém uma frota com mais de 3 mil veículos.

Desafio

O grupo Martins, distribuidor para o varejo com atuação nacional, enfrentava o desafio de renovar a rede Wi-Fi da sua sede, em Uberlândia (MG), e de seus cinco principais centros de distribuição, localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país, onde atuam mais de 4 mil colaboradores.

Os galpões do grupo funcionam com sistemas de coletores de dados para recebimento, separação e expedição de mercadorias, tornando a rede de radiofrequência um ponto crítico para o bom funcionamento e fluxo da operação no chão de fábrica.

A cobertura do sinal precisa alcançar a mais alta qualidade e densidade, incluindo áreas de difícil acesso, como mezaninos onde o pé direito pode chegar a 13 metros de altura. Qualquer falha pode levar a grandes perdas de produção. Reclamações das filiais por problemas de cobertura aconteciam de duas a três por semana.


Solução

A Altasnet, parceira da Aruba, assumiu a liderança no projeto. Após análises detalhadas e um site survey presencial, implementou a solução Wi-Fi 6 da linha AX IAP-515 da Aruba, migrando frequências para 5 GHz e otimizando a rede para áreas de difícil acesso.


Resultado

Reclamações por falhas de cobertura caíram a zero, a segurança da rede foi aprimorada, e a confiabilidade dos sistemas operacionais atingiu um novo patamar. Com essa implementação, a Altasnet não apenas solucionou um problema crítico, mas também posicionou o Grupo Martins para um futuro ainda mais conectado e eficiente. 

 

A Altasnet demonstrou muito conhecimento e profissionalismo da solução desde o projeto até a entrega da solução.

Com a implementação dos novos APs, conseguimos retirar os equipamentos antigos e dar um salto bastante relevante no sentido da confiabilidade dos ativos instalados, além de melhorar o nível de segurança adotando protocolos de autenticação mais modernos. A rede se mostrou de uma eficiência e confiabilidade ímpar.

Rafael Reis

Analista de TI, Grupo Martins