O mundo está mais interligado, principalmente quando falamos de tecnologia. Informações e dados sigilosos fluem no ambiente digital e colaboradores compartilham arquivos importantes diariamente uns com os outros.
Nesse sentido, ao mesmo tempo em que a tecnologia garante agilidade e produtividade, ela também apresenta algumas vulnerabilidades que não podem ser ignoradas. Por isso, preparamos um post para mostrar a importância da cybersegurança.
Trata-se de um assunto ainda mais delicado quando falamos de segmentos que lidam com dados sensíveis, como é o caso de escolas e hospitais. Acompanhe conosco!
O que é cybersegurança?
De uma maneira bem simples, podemos definir esse termo como uma série de ações e medidas tecnológicas destinadas à proteção de redes, sistemas, computadores e dados contra ataques cibernéticos. Dessa forma, as empresas que adotam uma política de segurança se protegem de forma adequada contra hackers e cibercriminosos em geral.
Geralmente, os ataques ocorrem por meio de delitos virtuais, como o sequestro de dados, acessos indevidos a servidores e informações sigilosas, e fraudes em transações financeiras. Para executá-los, os criminosos usam diversos meios, como o phishing, ransomware e malware.
Um equívoco comum é achar que os hackers são pessoas com pouco conhecimento de tecnologia. Pelo contrário: tratam-se de indivíduos com um amplo repertório de ataques, que estão sempre desenvolvendo novos meios de agir. Por isso, todo cuidado com a segurança dos dados é pouco.
Além disso, a variedade de técnicas aplicadas nos ataques combinada à evolução tecnológico que experimentamos tem tornado os crimes virtuais gradualmente mais sofisticados. Não à toa, práticas como o phishing e o ransomware, que mencionamos anteriormente, continuam fazendo vítimas.
Desse modo, os profissionais de cybersegurança se preocupam em encontrar as melhores soluções e práticas tecnológicas para combater os riscos dos ambientes digitais. Isso envolve a proteção de informações e dados sigilosos.
Qual é a importância da cybersegurança?
A transformação digital é o fenômeno que mudou toda a cadeia produtiva dentro das empresas. Hoje, é raro encontrar alguma companhia que não conta com a tecnologia dentro do ambiente de trabalho. Ela está presente não somente em computadores de mesa e notebooks, mas também na infraestrutura de rede, no compartilhamento na nuvem e nos antivírus corporativos, por exemplo.
Com o avanço dessa transformação digital, fica mais fácil entender a importância da cybersegurança para garantir a proteção a todo ecossistema tecnológico. Nesse contexto, ela trabalha para combater as ameaças virtuais, que comprometem o sigilo e a integridade dos dados sigilosas da empresa.
Quando falamos de dados, estamos falando de informações relacionadas ao funcionamento interno e também de arquivos que envolvem os clientes, por exemplo. Todos esses elementos devem ser protegidos com as melhores soluções do mercado. Afinal, nenhuma companhia quer ter a reputação comprometida por um vazamento ou pelo sequestro de dados específicos.
Além disso, os dados internos são uma fonte valiosa de conhecimento para empresas que trabalham com estratégias de Big Data e Business Intelligence. Por meio delas, é possível percorrer o histórico digital da companhia e traçar insights de consumo, por exemplo.
Um ato de ciberespionagem também pode ser desastroso para pessoas físicas. Suponhamos que os dados pessoais de um colaborador da sua empresa sejam sequestrados por um hacker, por meio de uma falha no sistema corporativo. Com isso, informações íntimas, como números de cartões e senhas, podem ser expostas.
Além das complicações jurídicas, esse tipo de ameaça tira o sossego dos trabalhadores e contribui para minar a produtividade dentro do negócio. Por isso, nada melhor do que proporcionar uma cultura organizacional de proteção e vigilância dos dados.
Como é possível proteger-se contra ataques cibernéticos?
Antes de apresentarmos a solução digital perfeita, precisamos falar um pouco do contexto que envolve a infraestrutura de TI das empresas. As ameaças mais avançadas conseguem atacar todos os computadores e equipamentos em geral, incluindo os endpoints das empresas — dispositivos conectados à rede corporativa.
Gestores de setores como educação e saúde precisam ter cuidados redobrados nesse sentido, uma vez que, pela própria natureza desses segmentos, lidam com um alto volume de dados sensíveis e confidenciais.
Além disso, um ataque bem-sucedido pode desencadear um efeito em cadeia. Isso porque empresas que trabalham com infraestruturas críticas, como sistemas de controle industriais ou que operem com dispositivos integrados, podem ser visados pelos hackers.
Como esses sistemas podem estar interligados, os danos seriam significativos, podendo levar a empresa até mesmo à falência. É preciso entender que o cenário moderno de informática consiste em uma rede complexa, que envolve diferentes tipos de computação:
- Física, como computadores de mesa e dispositivos;
- Móvel, como smartphones e tablets;
- Computação em nuvem;
- Ambiente virtual.
Como tudo isso está integrado, a superfície de ataque é imensa. Por isso, as soluções digitais contratadas para proteger esse ecossistema devem ser desenvolvidas por profissionais que sejam referência no mercado de segurança.
BlackBerry Cylance
A BlackBerry Cylance é uma empresa que se destaca pela sua abordagem inovadora para lidar com ameaças. Ela conta com modelos matemáticos e de machine learning operando em tempo real. Dessa forma, suas soluções estão constantemente protegendo os endpoints dos contratantes.
É importante destacar que a segurança do endpoint visa justamente assegurar que todos os serviços conectados a uma rede sejam protegidos contra as ameaças. Assim, ao desenvolver soluções específicas para esse fim, a BlackBerry protege as empresas contra cavalos de Troia, malwares e ataques de vulnerabilidades de software (como a “exploração de dia zero”).
Além disso, a BlackBerry Cylance tem se destacado pelo uso diferenciado de Inteligência Artificial em suas soluções. Essa abordagem modifica a forma como a proteção é feita, uma vez que é justamente a IA que garante que o software mapeie as ameaças e assimile os meios de combatê-las.
Um dos exemplos mais bem acabados dessa abordagem é o CylancePROTECT, o antivírus da Cylance. Ele foi desenvolvido para fornecer a melhor prevenção possível contra malwares, turbinado pela Inteligência Artificial. Ele é capaz de controlar aplicativos e scripts, proteger a memória e blindar o sistema contra ataques diversos.
Além de garantir uma solução de alto nível para proteger os seus sistemas, é uma ótima ideia contar com consultores especializados na área. Agora que você entendeu a importância da cybersegurança, a Altasnet é referência no assunto. Isso porque ela conta com profissionais experientes e oferece os melhores programas do mercado.
Aproveite a visita e navegue em nosso site para conhecer mais sobre a história da empresa, além das nossas soluções e serviços!