A transformação digital e a pandemia que assola o mundo estão mudando os paradigmas do setor de TI nas empresas. A ideia de um setor de TI reativo, que só age quando há a necessidade de manutenção de ferramentas digitais e suporte, ficou no passado. Em vez de pensar apenas em reatividade e prevenção, o foco deve ser a gestão de TI.
Nesse momento de mudanças radicais, imposto pelo coronavírus, as empresas que estão mais preparadas e com uma boa gestão de TI conseguiram se adaptar melhor ao novo momento. O conceito chave dessa gestão é o planejamento, para que os caminhos do TI sejam aderentes aos valores e interesses da organização.
Neste post, vamos entender o que é a gestão de TI, o perfil do profissional líder dessa área e como a sua empresa pode dar os primeiros passos para fazer um bom planejamento de TI. Confira!
O que é gestão de TI?
Podemos definir gestão da Tecnologia da Informação como a administração de recursos tecnológicos que são utilizados no processo de tratamento de informação em uma empresa.
Dentro desse processos estão inseridos a coleta, armazenamento, processamento, estruturação, compartilhamento e avaliação dos dados. Não importa as ferramentas, softwares ou ambiente, pois, no final das contas, tudo isso é preparado para garantir um bom fluxo de dados.
Além de assegurar a fluidez da parte operacional relacionada aos dados, o setor de TI contribui entregando as ferramentas certas para que a gestão da empresa utilizem os dados para retirar os insights precisos para a gestão.
A gestão de TI é sustentada por três pilares, que são:
- Pessoas que participam dos processos que envolvem o tratamento das informações.
- Processos responsáveis pela estruturação da área de Tecnologia da Informação.
- Tecnologia que fornece o suporte para que esses processos sejam executados.
Além desses fatores, podemos dizer que a gestão de TI também abrange:
- A manutenção do desempenho de serviços;
- A promoção da transformação digital na corporação;
- O trabalho em prol da satisfação dos usuários e clientes;
- A gestão da equipe de TI;
- A gestão dos riscos;
- O fornecimento de suporte aos processos organizacionais;
- O alinhamento dos processos de TI aos objetivos estratégicos da empresa.
O que faz um gerente de TI?
Também conhecido como CIO, o gerente de TI é o profissional responsável por liderar a equipe de TI, fazendo a condução dos trabalhos de forma estratégica. Para que isso seja feito de forma organizada, o dia a dia do gerente de TI deve envolver uma série de atividades, como:
- Fazer o planejamento estratégico de TI;
- Garantir que o setor de TI esteja alinhado às estratégias de negócios;
- Gerenciar a equipe de TI;
- Dar suporte para os projetos da área;
- Definir a governança de TI;
- Garantir a disponibilidade dos serviços;
- Monitorar os indicadores;
- Criar os projetos de garantia da segurança da informação;
- Solicitar e distribuir os recursos de TI.
É importante ressaltar também que essas atribuições são de responsabilidade do gestor de TI, porém, ele não faz tudo sozinho. Como são atividades relacionadas ao negócio como um todo, o profissional deverá contar com o apoio do alto escalão da empresa.
Por isso, é importante que o gestor de TI moderno, além do conhecimento na área, seja um profissional de liderança multidisciplinar, com foco em gestão e que esteja pronto para avaliar os mais diferentes cenários.
Como fazer uma boa gestão de TI no “novo normal”?
Agora que já sabemos o que é a gestão de TI e as atribuições de um gerente do setor, vamos entender melhor como executar o planejamento estratégico dessa gestão nesse novo momento imposto pelo coronavírus. São passos iniciais para que sua empresa encontre o caminho adequado para alinhar o setor de Tecnologia da Informação às suas necessidades. Confira!
Defina o objetivo do planejamento estratégico
Apesar de parecer óbvio, essa primeira dica é de extrema importância, afinal, o termo “gerenciamento de TI” é muito abrangente e pode ser adaptado de acordo com os objetivos e necessidades de cada empresa.
Todo bom gestor sabe que começar um planejamento estratégico sem ter um objetivo é um esforço em vão. O setor de Tecnologia da Informação só será eficiente quando trabalhar com foco em objetivos específicos, por exemplo:
- Otimizar os processos
- Reduzir custos;
- Aumentar a produtividade;
- Otimizar a segurança;
- Incrementar a qualidade das entregas;
- Fazer as mudanças necessários para adaptar a empresa o novo normal;
- Buscar novas oportunidades de mercado.
A empresa pode trabalhar com foco em uma ou mais metas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. O foco aqui não é o ganho puro e simples que virá no futuro, mas que a empresa tenha um caminho a seguir e que norteie o planejamento.
Avalie a atual situação da empresa
Outro fator importante para uma boa gestão de TI é a avaliação da situação real da empresa. O planejamento precisa levar em conta o levantamento da infraestrutura de TI e das demandas de cada departamento da empresa e o que é necessário adaptar na forma de conduzir os negócios.
O objetivo é identificar possíveis gargalos de produção, por meio de um inventário de ativos que permita a identificação de eventuais ferramentas que já não entregam a eficiência necessária para as tarefas que executam. É necessário entender o que precisa ser modernizado para automatizar e executar o TI na velocidade dos negócios digitais.
É importante também que seja avaliado o andamento da sinergia no trabalho colaborativo entre os setores. Durante esse processo, é essencial que o gestor tenha em mente que uma nova estratégia de TI dá a oportunidade para que haja uma mudança na cultura corporativa e na forma de trabalho.
Analise o mercado e seus concorrentes
Um bom planejamento inclui sair da própria “bolha” e olhar também para fora da empresa, principalmente para os concorrentes diretos.
Saber quais tecnologias eles estão utilizando e como eles estão sendo usadas pode dar uma vantagem competitiva para a sua empresa. É sempre importante lembrar que o setor de TI é primordial para as empresas que querem se destacar em seus segmentos.
Observar os modelos bem-sucedidos pode dar algumas pistas do que está por vir no setor. Isso significa que, além de observar a concorrência, é importante prestar atenção ao seu próprio público e aos hábitos das pessoas que não consomem o seu produto ou serviço.
A velocidade com que surgem as inovações no mundo do TI é bem mais rápida do que no ambiente “analógico” — e essas transformações causam impactos importantes na vida das pessoas.
Acompanhar esses processos é uma maneira de impedir que sua empresa fique defasada, enxergando as oportunidades de atrair novos nichos e ganhar vantagens competitivas de curto prazo.
Engaje toda a empresa nesse planejamento
Já falamos sobre a necessidade de uma mudança de cultura corporativa para que a gestão de TI seja bem implementada, certo? Para que isso seja possível é importante que os colaboradores se sintam engajados nesse processo.
Por isso, é importante que o gestor, depois de elaborar o planejamento, deixe aberto para os colaboradores para que eles possam entender como será e para que eles opinem sobre os processos — afinal, serão eles os mais afetados pelas mudanças.
Leve todas as opiniões em conta, mesmo que venha de pessoas leigas, afinal, bons insights podem surgir de quem tem uma visão externa, sem os “vícios” de quem convive todos os dias com uma determinada área. Crie programas de sugestões, com premiações e incentivos para que os colaboradores se sintam parte do processo de gestão e se engajem no processo de melhoria contínua.
Além disso, se necessário, invista em treinamentos, pois o engajamento dos colaboradores é uma excelente maneira de prepará-los ao máximo para que essa estratégia seja bem-sucedida desde o primeiro dia.
Busque soluções para o “novo normal”
O termo novo normal pode até causar uma certa estranheza, se algo é normal, por que deveria ser novo? Mas estamos falando da retomada consciente das atividades nesse período de pandemia com todos os aprendizados que a crise nos dá, ou seja, em um novo contexto.
Há uma necessidade emergencial das empresas em se transformarem digitalmente, com as novas necessidades do negócio, adaptação para lidar com funcionários e clientes remotos e o impacto direto no tamanho dos times de TI. Todas essas circunstâncias requerem adaptação, tais como:
- Mudar a forma como conduzir os negócios;
- Modernizar e automatizar TI;
- Operar de serviços de alta eficiência;
- Executar TI na velocidade dos negócios digitais.
A transformação digital é esse novo normal, pois deixa uma base para uma mudança da cultura organizacional nas empresas, permitindo uma adequação em um cenário onde não há mais a possibilidade de volta aos padrões anteriores. A manutenção da eficiência, a proteção dos ambientes, a adaptação das operações e a reinvenção de posicionamento de marcado, serão desafios cada vez mais proeminentes e cabe a gestão de TI liderar esse processo.
Neste post, vimos como é importante que a empresa tenha uma boa gestão de TI. A transformação digital mudou o setor de Tecnologia da Informação de patamar dentro da empresa, deixando de ser uma área meramente técnica para se tornar um dos pilares para o crescimento do core business.
Sendo assim, podemos dizer que um bom gerenciamento de TI também significa uma boa gestão dos negócios. Se a sua empresa ainda não sabe como começar, uma boa solução é contar com uma empresa parceira, especializada em planejamento estratégico e que ofereça soluções que contribuam para essa evolução.
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