Você já ouviu falar sobre governança de TI? Estamos nos referindo a um desdobramento da governança corporativa, que funciona como uma espécie de mecanismo de controle, responsável pelo estabelecimento de políticas e regras que dão as diretrizes para os processos de TI.
O intuito é assegurar que as normas estão sendo seguidas e que o setor de TI esteja trabalhando com foco nos objetivos estratégicos da empresa, reduzindo os riscos para o negócio.
É importante não confundir a gestão de TI com a governança de TI, pois são atribuições diferentes. A governança verifica se as normas, diretrizes e políticas estão sendo seguidas. A gestão de TI é responsável por manter o desempenho do setor, promovendo a transformação digital e a inovação de acordo com as estratégias do negócio.
Neste post, vamos listar quais são os principais benefícios da governança de TI para as empresas. Confira!
Possibilita a otimização de recursos
Um dos fatores que contribuem para uma gestão efetiva é a boa alocação de recursos, pois eles são finitos. Quando uma empresa tem uma governança de TI correta, a avaliação e o uso de recursos torna-se mais eficiente e consciente. Além disso, contribui para uma melhor aplicação dos investimentos de acordo com as demandas da organização.
Facilita o gerenciamento de riscos
A governança de TI deve adotar o gerenciamento de riscos como parte de seus processos. Isso resulta em mais controle das vulnerabilidades do sistema, além de facilitar a prevenção de prováveis entraves e gargalos que podem atrasar o alcance dos objetivos do negócio.
O foco da gestão de riscos é avaliar constantemente a segurança de dados e estabelecer diretrizes sobre o que deve ser feito em caso de problemas. Dessa maneira, é possível lidar com situações mais críticas e tornar os processos de recuperação de desastres mais ágeis.
Facilita a avaliação dos resultados
O que não pode ser medido, não pode ser gerenciado. Em outras palavras, os dados estruturados em forma de métricas e indicadores são indispensáveis para uma gestão eficiente.
Com uma boa governança de TI, a empresa passa a estruturar melhor esses indicadores e as métricas de produtividade, que podem ajudar na identificação de falhas e no atendimento às demandas da empresa. Assim, os gestores terão os caminhos para implementar os processos de melhoria contínua e otimizar o desempenho da equipe.
Amplia o potencial competitivo da empresa
Quando há mais alinhamento das estratégias corporativas com a governança de TI, a empresa ganha um grande potencial competitivo. Dessa forma, o setor de TI fica pronto para ajudar a empresa a atingir uma série de objetivos, como:
- Redução de custos;
- Otimização de processos;
- Aumento de segurança;
- Identificação de oportunidades de mercado;
- Melhoria no atendimento, entre outros.
Como você sabe, essa é uma série de benefícios que poderão impulsionar a empresa em seu segmento frente a concorrência.
A adaptação a uma governança de TI exige tempo e esforço, além de um processo de lapidação da equipe para manter a curva de desempenho ascendente.
Isso é necessários pois sempre que há a implementação de um novo modelo de trabalho, baseado em diretrizes sólidas, há também a necessidade de treinamentos, com capacitação em cursos de formação, congressos e workshops. Somente assim os benefícios citados neste post, serão atingidos.
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