Durante muito tempo o setor de TI das empresas cumpria uma função meramente operacional, principalmente no suporte. Como não fazia parte do core business da maioria das empresas, o setor era considerado um “centro de custos”, que, a qualquer necessidade de redução no orçamento, era o primeiro atingido. Mas a importância da TI nas empresas mudou, para melhor, com o processo de transformação digital.
Conforme as tecnologias foram evoluindo, ficando mais baratas e tornando-se importantes para o processo de empresas de todos os segmentos, o setor ganhou um novo papel, mais estratégico dentro dos objetivos dos negócios. Isso transformou um setor que era considerado uma despesa em um foco de investimentos estratégicos, em dispositivos, softwares e profissionais qualificados.
Neste post, vamos entender os impactos positivos do setor de TI nas empresas e aprender a calcular o retorno que essa área está entregando. Confira!
Quais são as vantagens de investir no setor de TI?
Entenda porque as empresas passaram a encarar o investimento no setor de TI como um movimento estratégico. Acompanhe.
Aumento da produtividade
É fato que as soluções tecnológicas otimizam os processos internos de uma empresa, dando a possibilidade do uso de softwares que integram dados, automatizam tarefas e permitem o trabalho remoto. Tudo isso contribui para que a empresa produza mais com a mesma equipe, ou seja, sem elevar os gastos.
Outro fator que contribui para o aumento da produtividade é o investimento em bons profissionais ou na contratação de uma empresa terceirizada para fazer o suporte de TI, pois isso reflete na disponibilidade da infraestrutura e contribui para que haja menos paradas por problemas de TI.
Redução de custos
O investimento em TI pode ajudar a empresa a reduzir uma série de custos, a começar com a redução de retrabalhos, a partir da automação de uma série de processos. Ao entregar os serviços ou produtos com qualidade e no prazo, a empresa reduz a necessidade de pagar horas extras, encargos trabalhistas e até a necessidade de contratação temporária de profissionais.
Aumento da lucratividade
Se a empresa produz mais gastando menos, o resultado é o natural aumento da lucratividade. Isso porque, ao tornar-se mais produtiva e eficiente, a empresa ganha competitividade no mercado. Além disso, a utilização de ferramentas analíticas pode promover a geração de insights importantes para que a empresa faça melhores movimentações, em busca de captação, fidelização e retenção de clientes.
Como saber se o setor de TI está dando o retorno financeiro esperado?
Já sabemos que o investimento em TI pode resultar em aumento da lucratividade, mas como posso descobrir se esse retorno está acontecendo? A maneira mais eficiente é calcular o ROI — Retorno Sobre Investimento. Para fazer o cálculo, você precisará saber o quanto foi investido e os resultados financeiros após o investimento em TI. A fórmula é:
ROI = (Resultados obtidos – Custo de investimento) / Custo de investimento
Por exemplo, se após o investimento a empresa teve o retorno de R$ 500 mil e o investimento inicial foi de R$ 100 mil, o cálculo será: (500.000 – 100.000) / 100.000 = 4
Isso significa que o retorno foi quatro vezes o investimento inicial. Você pode transformar o resultado em porcentagem multiplicando-o por 100: em nosso exemplo, o ROI foi de 400%.
Neste post, entendemos melhor a importância da TI nas empresas e como calcular o retorno sobre o investimento no setor. Para que esse investimento seja bem-sucedido, é importante que o gestor de TI conheça bem as particularidades do negócio, para que sejam implementadas as soluções que atendam às necessidades da empresa.
Gostou do post? Então, ajude a gente a divulgá-lo, compartilhando em suas redes sociais com seus amigos e colegas de empresa.