Não importa se o volume de vendas atual de sua empresa é satisfatório ou não, sempre há maneiras de melhorar. A grande questão que muitas empresas enfrentam é como alavancar as vendas sem elevar demais os gastos.
A melhor maneira de aumentar a receita de uma empresa, sem elevar os gastos, é com o aumento da produtividade. As soluções tecnológicas e abundância de dados que temos nos dias atuais facilitam esse processo. Com boas ferramentas e profissionais, qualificados é possível criar uma boa estratégia para aumentar as vendas de uma empresa.
Neste post, trazemos 3 soluções que podem colaborar com esse crescimento. Confira!
1. CRM
O CRM — Customer Relationship Management ou, em português, Software de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente — como o próprio nome sugere, é uma ferramenta utilizada para registrar as interações entre o cliente e a empresa, criando um histórico de cada consumidor.
Por meio desse histórico, é possível identificar o perfil dos clientes, o que possibilita uma maior personalização das ofertas, melhorando a experiência dos consumidores e aumentando as chances de conversão.
Com um banco de dados centralizado, o gestor passa a ter acesso a relatórios analíticos que permitem uma avaliação das vendas e do desempenho dos colaboradores, ou seja, além de permitir uma maior visibilidade dos clientes, a plataforma ajuda na melhoria contínua do time de vendas. Esse conjunto de otimizações é que contribui para a fidelização do consumidor.
2. Gestão data driven
A gestão data driven é baseada na utilização de softwares, soluções e metodologias que viabilizam a coleta, processamento e avaliação de dados, para transformá-los em insights que aprimorem a tomada de decisão.
É o caminho para que a empresa entre de vez na cultura data driven, ou seja, pautem as suas decisões com orientação dos dados, indicadores e métricas, e não apenas por intuição ou experiência de um líder, como era antigamente. Quando a empresa conta com as ferramentas certas e passa a contar com um banco de dados confiável, pode alavancar as suas vendas com as seguintes ações:
- Segmentação ideal de consumidores;
- Possibilidade de conduzir testes A/B;
- Personalização sofisticada;
- Otimização da experiência do consumidor;
- Aceleração de resultados;
- Criação de conteúdo relevante;
- Integração total do marketing com vendas.
3. Estratégias de marketing digital
Outra maneira de alavancar as vendas de sua empresa, criando um funil de vendas para coordenar as conversões, é utilizando as estratégias de marketing digital. Para as empresas que estão com o orçamento apertado, essa é uma excelente maneira de aumentar as vendas, sem elevar o custo de aquisição de clientes.
Para que isso seja possível, você poderá utilizar uma ferramenta de automação de marketing e utilizar as seguintes táticas:
marketing de conteúdo — estratégia baseada na produção de conteúdo que atenda às necessidades de seus potenciais consumidores; redes sociais — são locais em que as pessoas passam boa parte do dia e se tornam um excelente canal para estratégia de marketing e proximidade com o consumidor;
e-mail marketing — um canal mais formal e direto com o potencial cliente, que permite que você crie estratégias para guiá-lo pelo funil de vendas. Essas são algumas das oportunidades que o uso da tecnologia, aliada a alta produção de dados, propiciam para a criação de uma boa estratégia para aumentar as vendas em sua empresa. Lembrando sempre que tudo isso deve ser feito com planejamento e o uso de boas ferramentas tecnológicas.
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