Podemos definir a transformação digital nas empresas brasileiras como o processo de incorporação de tecnologias pilares nos processos, como a computação em nuvem, internet das coisas, Inteligência Artificial, Big Data, ferramentas analíticas, entre outros. Mais do que adoção de tecnologias, a transformação digital se baseia em uma mudança cultural dentro da corporação, colocando a tecnologia como elemento central do core business.
A transformação digital pode ser evolutiva ou disruptiva, dependendo do que a empresa busca e seu posicionamento de mercado, se é mais conservadora ou moderna. O importante é que todo o trabalho de imersão na transformação digital seja feito após um planejamento e com objetivos específicos.
Para entender a importância da transformação digital para as empresas, neste post, apresentaremos 6 benefícios diretos que ela traz. Confira!
1. Aumento da eficiência e produtividade
A transformação digital ajuda na criação de atalhos produtivos, que ajudam na redução de tempo e de erros. A inserção de dados de maneira manual, falta de comunicação entre sistemas de diferentes setores e o atraso nos processos, são gargalos que limitam a produtividade. Nesse cenário, para produzir mais, a empresa é obrigada a elevar os custos, seja com contratação de pessoal ou com o aumento da estrutura precária.
Quando a empresa faz uma avaliação interna, define quais são os seus principais gargalos e busca as tecnologias que podem suprir essas necessidades, aumentará consideravelmente a eficiência dos processos e, por consequência, a produtividade. A redução de erros reduz a necessidade de retrabalhos, aumentando a qualidade do produto final e ajudando no respeito aos prazos.
2. Aumenta a competitividade da empresa
A partir do momento em que torna os processos mais fluidos, promovendo a integração de todos os setores da empresa, a gestão se torna mais otimizada. Todas as novas tecnologias adotadas pela empresa, devem ter como objetivo a facilitação da definição, implementação e melhoria dos processos internos, tornando as abordagens mais práticas.
Quando a empresa se organiza, com fluidez e escalabilidade, ganha um grande diferencial competitivo em seu mercado, pois passa a enxergar além da gestão tradicional e trabalha com um ambiente elástico — geralmente em nuvem — capaz de receber eventuais picos de demanda, sem gerar gargalos.
3. Melhora o índice de satisfação dos clientes
Nunca os clientes foram tão próximos das empresas, pois a transformação digital quebrou a parede e eliminou terceiros. Por mais que haja uma certa dependência das redes sociais para que esse contato seja feito, diferentemente das mídias tradicionais, estamos falando de um ambiente em que o contato é direto e, tanto as empresas quanto os usuários habitam o mesmo espaço.
Essa proximidade permite que as empresas criem estratégias para fidelizar os seus clientes, com campanhas personalizadas e planejadas de acordo com uma série de fatores, que envolvem a linguagem utilizada, os horários de postagens e o formato de conteúdo.
Enquanto na mídia tradicional a empresa precisa atingir o maior número possível de pessoas, para reter o seu público nesse “bolo”, nas redes socais, com os dados que recebem em tempo real, gastam menos, atingindo quem interessa.
Mas, com as ferramentas atuais, as empresas não precisam necessariamente depender das redes sociais para fidelizar os seus clientes. Empresas que têm plataformas e aplicativos próprios podem utilizar o potencial dessas ferramentas para elevar a satisfação dos consumidores.
Algumas redes de supermercado, por exemplo, criaram clubes de fidelidade, utilizando pontos cumulativos. A cada compra o cliente ganha pontos, de acordo com o valor final, e pode trocar por um série de vantagens depois. Esse é apenas um modelo de fidelização, pois, com criatividade e boa análise de dados, as possibilidades são infinitas.
4. Facilita a inovação
Ao implementar a transformação digital, as empresas passam a ter a capacidade de adicionar processos de melhoria contínua em seus negócios. Essa melhoria contínua pode ser promovida utilizando os processos ágeis, que trabalham com as entregas contínuas e com o recolhimento de feedback dos usuários. Assim, ganha-se tempo e aprimora-se o produto com ele no mercado.
É um processo muito utilizado no desenvolvimento de softwares, em que o desenvolvedor lança atualizações constantes, para adicionar novas funcionalidades, corrigir falhas de desempenho e de segurança.
Os produtos inovadores são capazes de abocanhar uma boa fatia de mercado, sem a necessidade de reinventar a roda, nem de renovar completamente a infraestrutura de TI, basta oferecer algo que já existe de uma maneira melhor.
O melhor exemplo desse processo é a Netflix, que durante muito tempo foi um simples serviço de aluguel de DVDs por correspondência e que não chegava nem perto do tamanho da maior locadora de vídeos do mundo, a Blockbuster. Enquanto a Netflix tinha o site como sua vitrine, a Blockbuster ostentava as suas lojas padronizadas.
O resultado a gente já sabe, a Netflix resolveu investir no streaming, colocando o conteúdo a um clique de distância do cliente e se tornou líder no segmento, já a Blockbuster não acreditou no potencial da tecnologia e faliu com suas megalojas.
5. Possibilita a redução de custos
A redução de custos é um dos grandes desafios dos gestores das empresas e a tecnologia permite que seja realizada sem perda de produtividade. Com a utilização de tecnologias, como a computação em nuvem, a empresa consegue eliminar uma série de custos operacionais que teria com a manutenção de um data center físico interno.
Com a utilização da automação, é possível reduzir os erros e falhas de segurança, diminuindo os retrabalhos e gargalos, o que também permite a redução de uma série de custos operacionais, seja com uma equipe especializada em retrabalhos ou com reposição de produtos defeituosos.
6. Facilita a obtenção de insights
Mais do que a enorme produção de dados, a transformação digital oferece ferramentas que transformam esses dados em informações úteis para as empresas. A grande tendência é as empresas adotarem a cultura data driven, ou seja, aquela em que a gestão passa a ser orientada a dados.
Utilizando ferramentas de análise e mineração, que conseguem acessar todos os bancos de dados da empresa e, de maneira automática, gera uma série de relatórios e indicadores, com insights precisos para a gestão, a empresa ganha uma capacidade de crescimento sem precedentes na era pré-digital.
São informações que permitem a otimização da infraestrutura produtiva, avaliação do mercado, dos concorrentes, estreita o relacionamento com o cliente, permite a criação de produtos e serviços personalizados etc.
Como vimos, a transformação digital nas empresas brasileiras oferece a possibilidade para que elas cresçam em seus mercados, aumentando a produtividade, sem elevar os gastos. A relação cliente/empresa se torna mais sólida e direta, o que gera benefícios para os dois lados — para a empresa, que passa a conhecer melhor o seu público e para os consumidores, que recebem produtos melhores.
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