Quem é empreendedor sabe que, para gerir uma empresa, não basta apenas conhecer o seu produto, serviço ou segmento. Ter uma empresa significa estar dentro de um sistema, que tem suas regras internas e externas, que precisam ser fiscalizadas de tempos em tempos.
Nesse cenário é que ganha importância o compliance nas organizações, como método para que a empresa esteja atuando dentro das regras exigidas para o seu ramo de atuação. Para ser bem executada, é necessário que dentro da empresa existam pessoas competentes para indicar as diretrizes e fiscalizar os cumprimentos das normas.
Neste post, vamos entender o que é compliance, seu funcionamento e importância para as empresas. Confira!
O que é Compliance?
A palavra compliance deriva do verbo inglês “to comply” que pode ser traduzido como “agir em sintonia com as regras”. De forma simples, podemos dizer que o termo refere-se a estar completamente de acordo com todas as regras que são estabelecidas para o seu negócio.
Quando a empresa se preocupa com o compliance, isso significa que ela busca o cumprimento de todas as leis, normas e regulamentos — internos e externos — que são exigidos para a sua atuação corporativa. Essa é uma determinação que vale para as seguintes esferas:
- trabalhistas;
- fiscais;
- financeiras;
- ambientais;
- jurídicas;
- contábeis;
- previdenciárias;
- ética;
- entre outras.
Na prática corporativa, o compliance poderá ser executado por um departamento interno ou com a contratação de uma empresa terceirizada especializada no assunto. Veja no próximo tópico, como é feita a estruturação de um programa de compliance.
Qual a estrutura de um programa de compliance?
O primeiro passo para a criação de uma estrutura de um programa de compliance em uma empresa é a formação de uma boa equipe. Um líder deverá ser designado, o CCO — Chief Compliance Officer.
Além da liderança, é necessário que sejam escolhidos seus assistentes e analistas, sendo que em grandes empresas a ramificação de funções pode ser maior, estendidas por coordenadores ou gestores, que dividirão as responsabilidades. Essa equipe deverá passar por treinamentos para colocar o compliance em prática, tendo como principais funções:
- fazer a análise dos riscos operacionais;
- ficar ciente das leis que têm impacto sobre a empresa;
- desenvolver manuais de conduta;
- fazer auditorias periodicamente;
- elaborar projetos de melhoria contínua;
- gerenciar os controles internos;
- disseminar o compliance pelos demais setores, criando uma cultura organizacional;
- monitorar a segurança da informação.
Qual a importância do compliance?
Podemos considerar o compliance como um processo estratégico para os negócios, pois ele demonstra um elevado grau de maturidade da gestão. Quando a empresa está em compliance, significa que os colaboradores têm todas as ferramentas e documentações para dominar os processos e procedimentos, de acordo com as conformidades política, comercial, trabalhista, comportamental e contratual.
A empresa que não se preocupa em estar em compliance pode estar se arriscando de forma desnecessária e isso pode significar perdas financeiras, de mercado e de credibilidades. Isso significa que a gestão de risco deve estar intimamente ligada ao compliance.
Como vimos, o compliance nas organizações é uma necessidade de primeira ordem, pois dá a segurança necessária de que a empresa não terá grandes problemas jurídicos que impeçam a sua atuação. Mais do que uma burocracia, o compliance é uma estratégia de negócios e assim deve ser encarado.
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