Gerenciamento de TI: entenda sua importância e como fazer

Gestão de TI

O gerenciamento da infraestrutura de TI é o processo que envolve a gestão de todos os recursos, componentes e equipes de TI em uma empresa. Esse setor realiza tarefas como a criação das políticas de TI da corporação, compra e manutenção de equipamentos, gerenciamento de dados do negócio, escolha do perfil dos profissionais da área, contato com fornecedores etc.

Com a transformação digital, o gerenciamento de TI passou a estar mais ligado às estratégias da empresa, com foco no núcleo do negócio, integrando todos os setores. Com o avanço das tecnologias, muitas empresas têm terceirizado a sua gestão de TI, reduzindo custos e aumentando a eficiência dos serviços, ao mesmo tempo que podem focar em seu core business. Independentemente se é executada dentro ou fora da empresa, a gestão de TI moderna é balizada por alguns pilares.

Neste texto, entenda como é possível otimizar o gerenciamento de TI de uma empresa. Confira!

Invista em monitoramento

O gerenciamento de TI reativo, aquele em que é necessário acontecer um problema para que o setor entre em ação, não é mais viável em tempos de transformação digital. Para ter uma gestão mais efetiva, a melhor solução é o investimento em softwares de monitoramento e gestão remota de TI.

Com a utilização dessa ferramenta, os profissionais do setor passam a ter uma visão mais ampla de todos os ativos da empresa, podendo fazer inventários e antecipar os problemas, antes que eles virem uma bola de neve. É importante também, que esse sistema de gestão e monitoramento remoto ofereça a possibilidade de automação de processos, como o backup e atualizações.

Busque a proatividade

Complementando o tópico acima, uma boa gestão de TI, em tempos de transformação digital, é aquela que trabalha com base na antecipação, ou seja, as ações devem ser sempre planejadas. A manutenção da disponibilidade da infraestrutura de TI é muito importante para a produtividade da empresa como um todo, logo, a margem de erros, que provoca imprevistos, deve ser reduzida ao máximo.

Invista em um serviço de backup

Por melhor que seja a sua equipe de TI e as tecnologias que você utiliza, nenhum sistema está 100% seguro. Por isso, dentro das dicas para otimização do gerenciamento da infraestrutura de TI, não poderíamos deixar de colocar uma de segurança.

Contar com um serviço de backup é primordial para que os dados da empresa estejam seguros e para que haja uma pronta recuperação das operações, caso aconteça um desastre. Esse backup deverá acontecer de acordo com o planejamento do gestor, levando em conta a periodicidade e o ambiente em que os dados serão armazenados.

Esperamos que após essas dicas, vocês consigam entender a importância e saiba como otimizar o gerenciamento de TI em sua empresa. Lembre-se sempre de que o gestor de TI moderno não pode ficar com a cabeça “atolada” apenas em seu setor. Para entregar as melhores soluções, ele deve estar a par dos objetivos estratégicos da empresa. Dessa maneira, a sua gestão poderá melhorar o desempenho da equipe de TI, reduzir custos e aumentar a vida útil dos ativos de TI.

Gostou do post? Temos mais uma dica para otimizar a sua gestão de TI: entenda o que são indicadores de TI e como escolhê-los.