Redução de custos em TI: como fazer?

Segurança Digital

A pandemia do novo coronavírus pegou todos de surpresa e obrigou muitas empresas a repensarem suas estratégias. Além disso, muitos departamentos foram pressionados a seguirem com o máximo de redução de custos possível.

Um dos setores mais atingidos foi o de tecnologia da informação, que passou a ter um papel ainda mais importante. Hoje, os gestores de TI devem usar todas as ferramentas e aplicações que permitam a redução de desperdícios, sem perder a qualidade do trabalho.

Para que isso seja feito de forma inteligente, é importante que os objetivos do negócio e do setor estejam alinhados. Nesse cenário, é de suma importância que a equipe de TI se posicione de forma estratégica, para que possa auxiliar os demais departamentos a manterem o seu desempenho e sem elevar os custos para a empresa.

É claro que isso requer mudanças pontuais, certo? Neste post, você vai entender como é possível diminuir os custos de TI em sua empresa, manter a produtividade e tornar as operações mais otimizadas. Confira!

Como começar a redução de custos em TI?

A redução de custos em TI não está relacionada apenas com cortes. Ela deve começar a partir de uma nova avaliação dos processos dentro da empresa.

Isso significa que essa diminuição pode ser pensada no médio e longo prazo, podendo começar por um aumento inicial no investimento em tecnologia para enxugar processos desnecessários, que possam ser removidos ou substituídos por automação.

Cortar gastos sem um planejamento inicial pode ser algo arriscado, afinal, o corte feito apenas por uma decisão unilateral pode resultar em ineficiência da infraestrutura e causar um efeito dominó em todos os setores. Isso porque a transformação digital deixou as empresas cada vez mais dependentes de seus ativos de TI. Nesse cenário, ficar com a infraestrutura parada pode resultar em perda de produtividade e receita.

Quais são as estratégias básicas para uma redução de custos sustentável?

Quando o assunto é redução de custos em TI, podemos destacar duas estratégias básicas. Veja, a seguir, quais são elas.

Corte de custos vertical

Aqui, o foco é a redução de custos com equipes, tecnologias e licenças de forma proporcional, ou seja, se for necessário uma redução de 10% dos custos, o setor é reduzido no mesmo percentual.

Apesar de ser uma estratégia de rápida implementação, não é a mais recomendada, pois pode impactar a competitividade de uma empresa. O corte de custos vertical só deve ser feito em casos extremos, em que haja uma redução temporária com previsão de reabertura, por exemplo.

Melhorias no processo

Nessa estratégia, o foco é o investimento em tecnologia para aumentar a produtividade. Em um primeiro momento, essa estratégia gera um aumento de custos, mas no médio e longo prazo, ela permite que a empresa consiga fazer mais com menos, reduzindo custos e mantendo a competitividade.

Como reduzir os custos com melhorias no processo?

Bem, já sabemos que a melhor maneira de reduzir os custos de TI é otimizando os processos, com foco na modernização da infraestrutura e no aumento da produtividade.

Conheça, a seguir, algumas alternativas que permitem essa otimização. Por meio delas, será possível obter um setor de TI mais moderno e pronto para responder às demandas do mercado. Acompanhe!

Implemente a automação de processos

Uma das medidas de redução de custos mais utilizadas pelas empresas é a automação. Por meio dessa iniciativa, as organizações podem reduzir custos como o de capital humano em tarefas burocráticas e repetitivas, que podem ser realizadas por scripts automatizados.

Dessa maneira, todos os funcionários da empresa podem focar nos processos críticos do negócio, que tem impacto direto no core business.

Nesse cenário, é importante que haja uma avaliação, tendo sempre em mente que, todos os processos de automação que não geram perda de valor por parte do cliente, podem e devem ser automatizados, sem preocupações.

No setor de TI, atividades como atualizações, backups de rotina, monitoramento e inventário, por exemplo, podem ser otimizadas por meio da automação. Além disso, também há a redução na margem de erros.

Invista em monitoramento

Outra maneira eficaz de reduzir os custos com TI é mudando o gerenciamento de serviços, saindo de uma modelo reativo para um modelo proativo. Isso só é possível quando o setor passa a trabalhar com o monitoramento da infraestrutura, atuando de maneira preventiva e evitando os problemas antes que eles se tornem algo maior.

Isso diminui as paradas produtivas e contribui para a disponibilidade da infraestrutura. Além disso, o monitoramento favorece a segurança da informação. Ao combinar automação com o monitoramento, com verificação do tráfego de dados, é possível identificar os desvios de padrão, que podem ajudar na identificação de prováveis invasões e ataques antes que eles se concretizem.

Trabalhe com dispositivos novos

Afinal, como cortar gastos investindo em renovação da infraestrutura? Se o objetivo for reduzir custos com a melhoria dos processos, temos que pensar no longo prazo. Trabalhar com equipamentos novos é contar com o que há de mais moderno em todos os quesitos.

Isso significa trabalhar com máquinas mais rápidas, com melhor desempenho e que gastam menos recursos e energia. Só o corte na conta de energia, além de contribuir para uma redução no gasto de dinheiro, cria um ambiente sustentável e inovador dentro da empresa. Além disso, há uma ganho substancial na produtividade.

Considere terceirizar alguns serviços

Boa parte das operações de TI podem ser terceirizadas visando a redução de custos, a busca por eficiência e o foco nos negócios. A redução de custo pode vir pela diminuição da equipe, por exemplo, pois você terá menos encargos trabalhistas e demais gastos que vêm com a contratação de uma equipe interna.

O ganho de eficiência vem pelo fato de a empresa terceirizada ter o gerenciamento de TI como core business e profissionais com experiência e especialização nas mais variadas áreas.

Além disso, ao contar com uma equipe terceirizada para cuidar do TI da sua empresa, você fica livre para focar no core business do negócio, eliminando uma preocupação gerencial. Todo os problemas relacionados ao TI serão de responsabilidade da empresa terceira, que deverá apresentar dados e relatórios do setor.

Como vimos, a redução de custos de TI pode ser alcançada por meio de uma série de ações estratégicas bem planejadas, como a busca por melhorias e excelência.

Isso pode ser alcançado com a ação de uma equipe interna ou com a contratação de um parceiro especializado, que se encarregará de analisar a sua infraestrutura e indicar os caminhos para essa redução.

Gostou do post? Então, assine já a nossa newsletter e receba em primeira mão as nossas novidades!