8 passos a serem tomados para implementar a transformação digital

Transformação Digital

Com a evolução das tecnologias e os benefícios que elas trazem para o mundo corporativo, não demorou muito para que as empresas começassem uma corrida rumo à transformação digital. A busca por uma readequação vem da necessidade de se reposicionar no mercado e aumentar a capacidade de responder às demandas tecnológicas.

Ao contrário do que se pode pensar, a transformação digital não está exclusivamente ligada ao setor de TI, mas a toda a empresa, do diretor até a área operacional.

Podemos definir a transformação digital como o alinhamento de recursos tecnológicos aos produtos, processos e serviços de uma empresa, agregando novas funcionalidades, otimização das operações, automação, redução de custos, aumento da produtividade e expansão de mercados.

Neste post, vamos entender quais são os 8 passos principais para que você comece a implementar a transformação digital em sua empresa. Confira!

1. Implemente uma mudança estrutural

Quando uma empresa está disposta a imergir na transformação digital, ela se propõe a fazer uma mudança estrutural, não apenas operacional. Para que aconteça essa transformação, é importante que haja uma redefinição das estratégias da companhia em relação ao mundo digital.

Avalie o mercado e veja como as novas tecnologias poderão impactar o seu negócio, entendendo o contexto e as vulnerabilidades que poderão surgir nesse processo. É um exercício de previsibilidade, no qual o gestor deverá imaginar um cenário provável com a utilização de determinada ferramenta e traçar um plano para atingir esse objetivo, partindo da situação atual.

2. Invista em uma mudança cultural

Não basta apenas focar nas tecnologias que serão utilizadas, é importante também garantir que todos os envolvidos comprem essa nova ideia. Se o gestor não se preocupa em alterar a cultura de seus stakeholders, essa revolução pode se tornar algo apenas burocrático, no papel.

Por isso, é importante que a zona de conforto seja abandonada — e isso exige uma grande mobilização cultural de todos os setores e colaboradores. Sem essa preocupação, todo o projeto de imersão na transformação digital pode ser frustrado pela falta de adesão.

3. Avalie os processos

Ainda falando sobre zona de conforto, seja por costume, seja por tradição, pode ser que alguns dos processos de sua empresa há anos acontecem da mesma forma. Você já parou para analisar se todas as etapas que são seguidas até hoje ainda são necessárias? Será que nenhuma solução tecnológica nova pode otimizar essa atuação?

A forma mais eficiente de descobrir isso é por meio da avaliação dos processos corporativos. Veja como funciona o seu ciclo de produtos, procedimento de vendas, processo de atendimento entre outras operações. Depois dessa análise, veja quais desses processos podem ser adaptados e melhorados com a ajuda de novas tecnologias, que entregam mais mobilidade e automação.

Defina o que a empresa quer transformar. Entre os objetivos mais comuns que a transformação digital otimiza estão:

  • Melhorar a experiência digital do cliente;
  • Otimizar a infraestrutura de TI;
  • Reduzir custos com a otimização de processos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Aprimorar a gestão de dados e Business Intelligence;
  • Prevenir problemas em potencial.

4. Foque em gestão de dados

Durante um bom tempo, o setor de TI era responsável por otimizar apenas a operações de uma empresa, por meio de intervenções pontuais nos ativos de Tecnologia da Informação. Depois, novas funcionalidades foram adicionadas, como a automação de processos e integração de dados. Essa integração e estruturação de dados foram responsáveis por entregarem os insights que permitem o aprimoramento da tomada de decisão.

Hoje, esses insights são descobertos de forma automática com o uso de ferramentas inteligentes, que conseguem analisar uma gama de dados vindos de diferentes fontes e que entregam os indicadores que embasam a tomada de decisão.

Com as atuais ferramentas de Business Intelligence, capazes de processar um grande volume de informações, o gestor passa a ter um desenho de múltiplos cenários possíveis, identificando não apenas as tendências, como também os comportamentos do mercado.

Com base nesses dados, a empresa passa a contar com uma gestão muito mais digital, podendo tomar decisões muito mais precisas e ampliar, consideravelmente, as chances de sucesso em seu mercado de atuação.

5. Estude as possibilidades tecnológicas

Você não precisa ser um expert em tecnologia para implantar a transformação digital em sua empresa, mas é importante conhecer os principais recursos tecnológicos presentes no mercado. Algumas dessas tecnologias que vêm sendo adotada pelas empresas são:

  • Redes sociais;
  • Tecnologias mobile;
  • Inteligência de dados (Business Intelligence);
  • Cloud computing;
  • Automações inteligentes;
  • Segurança cibernética;
  • Internet das Coisas;
  • Realidade virtual;
  • TI híbrida.

Veja quais se encaixam na realidade de sua empresa e que podem contribuir para uma melhora contínua. Você pode focar em uma ou utilizar várias soluções tecnológicas de maneira integrada.

6. Domine o ciclo de vida dos serviços digitais

Depois de definir quais tecnologias agregam valor para os seus processos, chegou a hora de pensar em quais produtos e serviços serão projetados nesse novo cenário. Para que isso seja possível, é importante que a empresa tenha domínio sobre os projetos, desenvolvimento, implementação e gestão dessas inovações.

Também é importante idealizar como será feita a evolução desses produtos e serviços digitais, pensando no ciclo de vida de cada solução da concepção da ideia até o processo de aperfeiçoamento. Esses detalhes é que conferir à sua empresa um diferencial competitivo.

Entre as principais abordagens que têm estruturado a forma como os serviços de TI estão sendo produzidos, podemos destacar:

  • Infraestrutura como serviço;
  • •DevOps;
  • Gerenciamento de serviços digitais;
  • Velocidade;
  • Automação inteligente
  • Entre outros.

Quando esses recursos são integrados, aceleram o desenvolvimento de soluções personalizadas de acordo com as necessidades específicas de cada empresa, a implementação de serviços digitais, a automação etc. Tudo isso contribui para que a organização tenha o domínio do ciclo de vida dos serviços digitais de inovação.

Se a sua empresa não tem know-how para criar um produto ou ferramenta digital que atenda suas demandas, uma boa saída é a contratação de uma empresa parceira. Trabalhando juntos (você conhecendo as necessidades de sua empresa e eles as melhores soluções para cada demanda), vocês poderão se aproximar do cenário ideal para alcançar a inovação.

7. Prepare a empresa para receber as inovações

A partir do momento em que uma empresa estabelece um sistema de plataformas para negócios digitais, passa a ter a opção de escolher as tecnologias de capacitação e as disruptivas que deverá adotar de acordo com os melhores resultados.

Podemos dizer que a plataforma de serviços do futuro oferecerá um conjunto de serviços que serão ofertados de forma virtual pelos melhores fornecedores. Dessa forma, chegamos a conclusão de que as soluções ideais poderão ser relacionadas de acordo com as necessidades e que estejam ligadas aos objetivos que a empresa traçou. Alguns elementos importantes nessa etapa são:

Omnichannel, que é a integração de múltiplos canais e processos de negócios para entregar a melhor e mais ágil experiência para o cliente;
centralização do cliente (por meio do uso das redes sociais, da computação em nuvem e de dispositivos móveis);
análises preditivas para gerar insights e instituir soluções práticas.

8. Desapegue

Uma dose de desapego também é importante para as empresas que estão em busca da imersão na transformação digital.

Explicamos nos tópicos anteriores sobre o inventário de ativos de TI, que é um procedimento que visa identificar tudo que a empresa tem relacionado a infraestrutura de Tecnologia da informação. O resultado desse mapeamento também deve identificar tudo o que é aproveitável e o que está apenas dando despesa.

O momento de descarte é esse: retirar o que só atrapalhava e deixava a empresa na posição que se encontrava.

Esse desapego pode ser em relação a um dispositivo que pode ter sua função automatizada ou aglutinada por outro. Pode ser também um software que é utilizado para executar apenas uma tarefa, mas que demanda pagamento de licenças e ocupa os recursos computacionais.

Essa análise também pode ser aplicada às pessoas. Já pensou em realocar um profissional que está sendo subutilizado em tarefas burocráticas? Basta pensar que os pilares da transformação digital apresentam soluções para todas essas questões. Em vez de a empresa utilizar softwares descentralizados e diferentes para cada setor, por que não utilizar um sistema de gestão completo e em nuvem?

Como vimos ao longo deste conteúdo, a transformação digital requer uma série de mudanças na empresa. Essas transformações devem passar pela identificação de necessidades até a avaliação de quais tecnologias melhor se adaptam ao negócio.

Tenha em mente que transformar a sua empresa digitalmente não é apenas aplicar um processo burocrático ou seguir algo que todo mundo faz. É importante que a empresa mergulhe nisso, absorvendo esse conceito como parte da cultura organizacional.

Para que isso seja possível, é importante que haja uma mudança cultural na organização, que pode até mesmo gerar um certo desconforto nas pessoas que são avessas a mudança. Cabe aos gestores fazerem essa transição da maneira mais fluida possível, entregando ferramentas, capacitação e incentivando a participação de todos no processo.

E você? Gostou do post? Em qual estágio da transformação digital sua empresa está hoje? Onde vocês querem chegar? Compartilhe seu ponto de vista nos comentários abaixo.