A cibersegurança é um assunto frequente, porém, com a necessidade de isolamento social e o trabalho remoto, o receio de sofrer ataques cibernéticos aumentou. O que é compreensível, já que as redes usadas nem sempre estão em monitoramento pela equipe de TI e, geralmente, os colaboradores não contam com treinamentos sobre o tema.
Dessa maneira, a equipe Altasnet separou algumas dicas práticas e eficientes para reforçar os sistemas da sua empresa, evitando que informações sejam vazadas e prejudiquem a organização como um todo.
Siga a leitura e confira como reforçar a segurança cibernética da sua empresa!
Ofereça treinamento aos colaboradores
Não é novidade que os colaboradores precisam estar alinhados com as políticas da empresa. Sabendo disso, ao adotar uma política de prevenção aos ataques cibernéticos, o ideal é que a organização prepare a equipe para tal.
Os treinamentos internos são extremamente válidos para atingir esse objetivo. Além disso, vale a pena manter uma conversa ativa sobre a segurança cibernética, detalhando constantemente a importância dos cuidados e esclarecendo a perspectiva do assunto voltada para os colaboradores.
Atente-se às senhas criadas
As senhas usadas nos sistemas também precisam estar alinhadas com tal preocupação. Para isso, é necessário que as senhas sejam longas, fortes e exclusivas para cada acesso. Senhas genéricas ou padronizadas vão contra os “bons princípios” da cibersegurança.
Uma boa dica de criação de senha, além das que a gente já conhece (caracteres especiais, números etc.), é usar frases longas para o controle de acesso. A sua empresa também deve indicar aos colaboradores a atualização das senhas frequentemente.
Use autenticação de dois fatores
Mesmo contando com senhas fortes e atualizadas, vale a pena reforçar a segurança no login dos colaboradores. Por isso, indicamos a autenticação em dois fatores, que além de incluir a senha correspondente, o usuário também precisa confirmar a própria identidade.
As opções, para a segunda etapa verificadora da estratégia, variam: pode ser por SMS, e-mail ou a inclusão de uma senha paralela. Assim, mesmo que a senha seja descoberta, haverá mais uma barreira que impede o invasor de acessar os dados.
Faça backups regularmente
Geralmente, mesmo com proteção de senhas e outras verificações, o sistema sempre oferece uma brecha aos invasores. Ou seja, os dados nunca estão 100% seguros e, por isso, podem sofrer com ataques cibernéticos.
Por isso — e para se prevenir de qualquer falha no armazenamento interno —, o ideal é que se adote um plano frequente de backup de dados na nuvem. É dessa maneira que as informações confidenciais estarão garantidas e criptografadas (mais um fator de segurança contra invasões).
Agora que você já sabe quais são as atitudes mais coerentes para evitar os ataques cibernéticos, vale a pena conhecer alguns dos mais comuns. A lista é vasta e cada um deles oferece risco em um ponto da estrutura do seu sistema. Confira os principais:
- DDoS;
- adware;
- trojans;
- phishing;
- ataque de brute force;
- ransomware etc.
Precisamos reforçar que a segurança de dados da sua empresa pode garantir tanto a integridade dos dados e informações confidenciais da instituição quanto a proteção dos usuários e clientes — já que, em alguns casos, os invasores podem acessar o usuário final. Por isso mesmo, uma das atitudes mais coerentes para evitar ataques cibernéticos é a segurança preditiva e preventiva, ofertada por estratégias como o Blackberry Cylance, ofertado pela Altasnet.
Quer saber mais sobre o assunto? Siga a leitura sobre plano de recuperação de desastres.