Um bom gestor de TI, para dar conta de um setor tão complexo e cada vez mais demandado, precisa ter conhecimento sobre sistemas, equipamentos, protocolos e inovações. Contudo, somente o conhecimento técnico não basta, pois, na rotina do setor, quem faz tudo funcionar são os colaboradores. Nesse cenário, outra habilidade se faz necessária, a gestão de pessoas.
Para que esse trabalho seja bem feito, é necessário entender algumas particularidades que envolvem esse universo, pois essa é uma atividade multidisciplinar, que passa pelo gestor do setor e pelos profissionais do RH. Entender a gestão de pessoas é cada vez mais importante para a atração e retenção de talentos da nova geração.
Para ajudar você nessa missão, neste post, apresentamos 6 dicas para melhorar a gestão de pessoas no TI. Confira!
1. Selecione bem a equipe
Antes de fazer qualquer contratação, é importante que o gestor faça uma análise da sua equipe atual. Isso porque cada colaborador tem habilidades e conhecimentos diferentes. Então, é necessário identificar os pontos fracos da equipe para, depois, procurar alguém que possa suprir essa demanda.
Somente após essa avaliação é que o gestor deve iniciar o seu processo de seleção, que busque um profissional que cubra as lacunas, deixando a equipe mais completa. A gestão de pessoas começa na escolha da sua equipe, por isso, seja criterioso na hora da contratação.
A avaliação do candidato deverá considerar não apenas sua experiência ou formação, mas também o seu perfil comportamental e sua adequação ao cargo disponível. Não escolha um candidato apenas por ter se identificado com ele ou por impulso, é importante considerar se ele tem as características necessárias para executar as funções que a empresa necessita.
2. Entenda as diferenças geracionais
Graças aos avanços da medicina, da tecnologia e por levarem uma vida mais saudável, muitos profissionais que já estariam aposentados em décadas passadas, hoje, seguem ativos no mercado de trabalho e convivem com jovens que estão em suas primeiras experiências. Por exemplo, em algumas empresas, é possível encontrar pessoas nascidas após o ano 2000 e profissionais mais experientes que nasceram em meados da década de 1950.
Essa convivência entre pessoas de diferentes faixas etárias, experiências de vida e visões de mundo pode tanto ser enriquecedora quanto criar conflitos geracionais. Cabe ao gestor de TI trabalhar para que haja harmonia, entendendo a mentalidade de cada geração e como é possível explorar o melhor de cada profissional de acordo com sua faixa etária.
Quando o gestor consegue entender essas diferentes características, pode buscar maneiras de lidar com cada grupo, motivando-os e mediando os conflitos que possam acontecer.
3. Ofereça e receba feedbacks
Uma boa gestão de pessoal deve partir sempre do diálogo e do reconhecimento, com o entendimento do que os colaboradores esperam do setor e como lidam com as questões do dia a dia. Isso é importante para que o gestor saiba o que precisa ser melhorado e o que ele precisa cobrar.
São os colaboradores que lidam diretamente com os desafios do setor de TI e ninguém é mais indicado do que eles para dar sugestões e insights de melhorias que podem ser aplicadas para otimizar a infraestrutura de TI de uma empresa.
Da mesma maneira, a gestão deve mantê-los sempre cientes dos resultados, cobranças e desafios do setor, ainda mais em tempos tão exigentes como os que entramos com a transformação digital. Faça reuniões e encontros periódicos para que todos possam alinhar as suas expectativas e para torná-los mais engajados.
4. Estimule a competição saudável
Uma excelente maneira de tirar os colaboradores da zona de conforto é estimulando uma competitividade saudável entre eles, sempre tomando cuidado para não acirrar rivalidades. O ideal é que os colaboradores tenham metas individuais e em grupo para cumprir e serem devidamente recompensados por elas.
Para que isso seja possível, o gestor poderá investir em campanhas de incentivo que usem métricas e indicadores de desempenho que comprovem a credibilidade dos resultados. Sem essa organização, a competitividade entre alguns colaboradores vai continuar a existir, mas pode não ser tão saudável.
5. Incentive os colaboradores a se capacitarem
O líder deve ser o incentivador do crescimento em seu setor para estimular que os colaboradores estejam sempre em busca de conhecimento, sobretudo em um setor que se renova a cada dia com a transformação digital. Esse incentivo pode ser acompanhado de subsídios a certificações, cursos e até graduações universitárias.
Também, é importante dar valor à meritocracia ligada à qualificação profissional, ou seja, quando aparecer uma oportunidade de promoção, dar prioridade para os profissionais com maior qualificação. Isso servirá de exemplo para os demais, para que busquem a capacitação necessária para que a vez deles chegue. Dessa maneira, a empresa cria um ambiente de estímulo ao estudo e pode colher os frutos, contando cada vez mais com profissionais especializados.
6. Aprenda a reconhecer talentos
Um dos grandes desafios dos gestores, não apenas de TI, mas de todos os setores de uma empresa, é a gestão de talentos. Essa falta de identificação pode levar a empresa a perder um colaborador promissor para a concorrência ou subutilizá-lo em funções que não aproveitam ao máximo a sua capacidade.
Essa identificação de talentos pode ser feita com a avaliação de desempenho do profissional, pela sua capacidade de inovação, proatividade, busca por qualificação e produtividade. Após o reconhecimento, o gestor pode dar oportunidades diretas para o seu crescimento profissional ou indicar qualificações que ampliem ainda mais o seu desempenho.
Como vimos, a gestão de pessoas no TI depende de uma mudança de postura do gestor, que, além de conhecer os pormenores relacionados à infraestrutura de TI, deve, em parceria com o RH, trabalhar para que sua equipe se torne cada vez mais engajada e produtiva. Dessa maneira, é possível mensurar os resultados e fazer as ações de melhoria contínua do ambiente do setor.
Gostou do post? Então, continue em nosso blog e confira outra dica importante para aprimorar a sua gestão de TI, que é: entenda a importância da cibersegurança em tempos de pandemia.