Infraestrutura de TI: fique por dentro das últimas tendências

Infraestrutura de TI

A melhor maneira de se antecipar às demandas do mercado é pesquisar as tendências que têm sido adotadas para otimizar os processos empresariais. Isso é ainda mais importante quando falamos de infraestrutura de TI, já que a tecnologia é fundamental para gerar novas oportunidades.

Pensando nisso, preparamos um post para que você conheça as principais tendências desse campo e como elas otimizam o processo produtivo de qualquer empresa, independentemente do seu segmento. Acompanhe conosco!

Migração para meganuvem

O ambiente em nuvem funciona nos modelos público, privado e híbrido, com provedores que oferecem serviços de hospedagem e armazenamento. Cada um deles tem a sua infraestrutura individual, o que resulta em um universo multinuvem.

Desse modo, uma mesma empresa pode ter aplicativos e dados alocados em diversas nuvens distintas, o que dificulta a gestão dos ativos e a própria segurança da informação. A meganuvem surge para integrar os serviços e proporcionar um gerenciamento unificado dos recursos distribuídos nos ambientes de cloud.

Assim, os usuários conseguirão transferir dados de uma nuvem para outra e ainda direcionar os arquivos para o ambiente mais apropriado para o armazenamento, trazendo mais agilidade para os processos da empresa.

Inteligência artificial

A inteligência artificial já tem sido amplamente utilizada na indústria, mas isso não significa que a sua evolução estagnou. Uma das suas principais funções é a automatização de tarefas repetitivas, fazendo com que a intervenção humana seja a mínima possível — o que evita erros causados pela desatenção, por exemplo.

Para o futuro, teremos aumento gradativo da utilização de chatbots. Esses atendentes virtuais ganharam muito espaço na pandemia do coronavírus e a tendência é de que eles continuem sendo utilizados no atendimento ao cliente, já que se tratam de uma ferramenta ágil e capaz de registrar informações de clientes.

Com a utilização de inteligência artificial, colaboradores talentosos estarão liberados para se concentrar nas atividades-fim da empresa, trabalhando em projetos mais desafiadores. Com o trabalho burocrático delegado às máquinas, os trabalhadores poderão se concentrar em desenvolver produtos e serviços inovadores.

Automação com DevOps

O DevOps é uma prática oriunda da engenharia de software que descreve a unificação do desenvolvimento (Dev) com as operações de software (Ops). O profissional nessa área de atuação consegue automatizar processos e integra o trabalho de programadores e a equipe de infraestrutura.

Com isso, a empresa ganha em qualidade técnica e garante mais produtividade, alinhamento dos objetivos e melhora a comunicação entre as equipes. Além disso, ele facilita os processos de automação dentro do negócio, com a possibilidade de implementar correções automáticas em desvios do padrão de operação dos times.

Augmented Analytics

Também conhecida como análise aumentada, trata-se da automatização de todos os procedimentos que antecedem a análise de dados propriamente dita. Ela é facilitada pela evolução do chamado machine learning, ou aprendizado de máquina — isto é, a utilização de sistemas computacionais mais evoluídos que conseguem aprender padrões definidos pelos humanos.

Com a augmented analytics, o trabalho dos cientistas de dados é facilitado. Ela proporciona a coleta, limpeza e preparação de um grande volume de dados, agilizando a identificação de padrões ocultos e descobertas de insights. Isso se traduz em mais agilidade na hora de fornecer conteúdo relevante para a empresa.

Como pudemos ver no artigo, essas tendências de infraestrutura de TI são capazes de otimizar uma série de tecnologias diferentes, como a análise de dados, a inteligência artificial e computação em nuvem — o que já era bom se torna ainda melhor.

Gostou do post e quer receber outros artigos como este? Então, assine a nossa newsletter para não perder nenhum texto!